As mutações
Título: As mutações
Autor: Jorge Comensal
Tradutora: Silvia Massimini Felix
ISBN: 978-65-5681-207-6
Edição: 1ª
Dimensões: 14×21 cm
Páginas: 152
Gênero: Romance
Ano: 2025
PRÉ-VENDA | O envio do livro está previsto para o dia 20 de dezembro.
Dados técnicos
Título: As mutações
Autor: Jorge Comensal
Tradutora: Silvia Massimini Felix
ISBN: 978-65-5681-207-6
Edição: 1ª
Dimensões: 14×21 cm
Páginas: 152
Gênero: Romance
Ano: 2025
PRÉ-VENDA | O envio do livro está previsto para o dia 20 de dezembro.
Sobre o livro
Uma tragicomédia repleta de humor e ternura. Uma estreia extraordinária.
Ramón Martínez é um advogado bem-sucedido, um ateu convicto e um homem de família comum. Mas tudo muda no dia em que Ramón precisa se submeter a uma cirurgia e perde a língua — e com ela, a capacidade de falar — e uma tragicomédia silenciosa começa para ele.
Carmela, esposa de Ramón, começa a ter discussões diárias com um marido que não consegue respondê-la; Paulina e Mateo, seus filhos adolescentes, precisam lidar com a nova situação enquanto enfrentam suas próprias obsessões (obesidade e masturbação). Elodia, a governanta supersticiosa, busca uma cura milagrosa para seu patrão, que faz terapia com Teresa, uma psicanalista que cultiva maconha em seu sótão. Em meio a toda essa comoção, Benito é o membro mais novo da família: um papagaio de uma espécie ameaçada de extinção com quem, paradoxalmente, Ramón se comunica melhor do que com seus entes queridos, e que é capaz de xingar e gritar tudo o que Ramón não consegue. Contada com um humor terno e por vezes ligeiramente sombrio, esta tragicomédia mostra-nos uma família como qualquer outra: com o seu quotidiano, os seus problemas, a sua dose de amor e risos, e também, como na própria vida, a sua dose de infortúnio e lágrimas. E com um papagaio.

Sobre o autor Jorge Comensal
JORGE COMENSAL (Cidade do México, 1987) é narrador e ensaísta. É autor dos romances Las mutaciones (México, Antílope, 2016), publicado em dez idiomas, e Este vacío que hierve (México, Alfaguara, 2022), além do ensaio sobre hábitos de leitura Yonquis de las letras (Madri, La Huerta Grande, 2017) e de um ensaio biográfico sobre o biólogo Isaac Ochoterena. Comensal publica ensaios pessoais, crônicas e artigos sobre ativismo ambiental em revistas como Letras Libres, Este País, Nexos, The Paris Review e The Literary Review. É membro do Conselho Editorial da Revista da Universidade do México e consultor ambiental da revista Este País. Foi bolsista da Fundação para as Letras Mexicanas e do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes. Estudou Língua e Literatura Hispânica na Universidade Nacional Autônoma do México. Na primavera de 2021, Comensal foi artista residente na Fondation Jan Michalski pour l’écriture et la littérature, em Montricher, na Suíça. Atualmente, trabalha em uma coleção de crônicas ambientalistas.







