Moacir Fio

Moacir Fio é natural de Fortaleza, Ceará. Doutorando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará, pesquisa o gótico e a monstruosidade na América Latina. É cofundador do Coletivo Escambau de Arte e Cultura e atua como editor-chefe da revista Escambanáutica e editor da Entrelaces, periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Publicou os livros Pequenas Hemorragias e Roteiro Falado. Tem contos traduzidos para o inglês e o castelhano em diversas antologias e revistas.

Aranha Movediça é seu primeiro romance.

  • Aranha Movediça

    Jota do Lixo é uma lenda. Não só por ter sido um dos precursores do punk cearense, mas porque sua morte, envolta em circunstâncias suspeitas, ainda hoje atiça a curiosidade dos moradores de Fortaleza. Movido pelos ecos desta história, um podcast investigativo sai em busca de respostas e encontra uma intrincada e contraditória teia de personagens, imersa em subcultura e fantasmas, e, no meio disso, o vilarejo de Cococi, um local abandonado que esconde horrores de um passado colonial e fantástico.

    Em Aranha Movediça, Moacir Fio cria um romance vertiginoso que se desdobra, se sobrepõe e se entrelaça, submergindo o leitor em uma narrativa febril e arqueológica, de fremente escuridão e beleza. Com uma habilidade magistral, transitando ora pela oralidade, ora por uma rebuscada prosa poética com inclinação para o gótico e o grotesco, Moacir se consolida como um dos mais inventivos e promissores autores desta nova leva de horror latino-americano, mas com um romance verdadeiramente brasileiro, que mergulha na lama da nossa origem e nos aprisiona em um torvelinho de violência, desejo, transgressão e magia.

    Verena Cavalcante, autora de Como nascem os fantasmas e Inventário de predadores domésticos

    Adicionar ao carrinho