Vanessa Ferrari

Vanessa Ferrari é editora e mestre em crítica textual pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Sua dissertação de mestrado analisa originais submetidos para publicação pela Companhia das Letras do ponto de vista da construção do narrador. Coordena, desde 2015, o projeto da Companhia das Letras de clubes de leitura e remição de pena em unidades prisionais no Estado de São Paulo. É professora no curso de Pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Foi jurada dos prêmios Barco a Vapor em 2017, 2018, 2020 e 2021 (infantojuvenil), Prêmio Sesc, 2017 (contos), São Paulo de Literatura, 2017 (romance), e Prêmio Kindle de Literatura, em 2020. Foi editora da Companhia das Letras de 2009 a 2015. Entre os trabalhos de edição de autores estreantes, destacam-se A palavra que resta, primeiro romance de Stênio Gardel, publicado pela Companhia das Letras, Dama de paus, de Eliana Cardoso, vencedor do Prêmio Kindle de Literatura, em 2019, e O imortal, de Mauricio Lyrio, semifinalista dos Prêmios Oceanos e São Paulo de Literatura.

  • O lugar das palavras: primeiros embates do narrador contemporâneo

    Ser editora é dizer não; e alguns sim. Mas com base em que critérios? As escolhas das editoras são justificáveis? O dito feeling pode ser aprendido? Vanessa Ferrari é uma profissional experiente que já analisou centenas de originais. Neste livro ágil e envolvente, ela revela segredos do ofício, começando pela leitura de obras que pretendem ser publicadas. Na sequência, a autora – aqui ocupando o outro lado da mesa, isto é, foi lida, examinada, respondida e editada – propõe cinco tipos de narrador e suas características, mostrando, com fartura de exemplos, as armadilhas estilísticas dos primeiros rascunhos, das frases prontas e, em uma escala mais ampla, desmonta o que o senso comum entende como escrita literária. No final, depois de suas palavras honestas à guisa de considerações finais, Vanessa Ferrari sugere obras que contribuem para uma formação consistente aos que desejam editar e seguir uma carreira literária.

    Ótima leitura, sem rodeios, tanto para quem quer ter um selo editorial quanto para os aspirantes a escritor.

    Ana Elisa Ribeiro

    Adicionar ao carrinho