Para acabar com o juízo de Deus e outros escritos
Trecho do livroAntonin Artaud é sobretudo um poeta para quem a poesia e o espírito não são meras práticas de linguagem, dimensões cerebrais ou da sensibilidade artística. Para ele, a poesia está presente no próprio corpo e nas ações, ela é um modo de ser no mundo, nas entranhas, como contraparte do espírito da vida.
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Dados técnicos
Título: Para acabar com o juízo de Deus e outros escritos
Autor: Antonin Artaud
Tradução: Olivier Dravet Xavier
ISBN: 978-65-5681-025-6
Edição: 1ª
Dimensões: 14×21 cm
Páginas: 92
Gênero: Ensaios
Ano: 2020
Sobre o livro
“Para acabar com o juízo de Deus e outros escritos” é composto por quatro textos: Fragmentos de um diário do inferno, As novas revelações do ser, À margem das novas revelações do ser e Para acabar com o juízo de Deus.
De acordo com a pesquisadora Marcia Schuback: “Os textos que compõem o presente volume das obras de Artaud expõem o duro aprendizado da identificação com a carne cruel e bruta do estar sendo. São textos que representam três décadas da vida de Artaud, décadas que são cadências e ritmos e não uma mera sucessão na cronologia da vida e do tempo.”
Esse é o terceiro livro da Coleção Artaud, com tradução de Olivier Dravet Xavier.
Sobre o autor Antonin Artaud
Antonin Artaud é um dos artistas mais conhecidos da França. Nascido em Marselha, em 4 de setembro de 1896, faleceu em Paris, no dia 4 de março de 1948. Foi poeta, ator, roteirista e diretor de teatro francês. Por muitos, atualmente, é conhecido como louco, por ter sido internado em diversos manicômios franceses. Quando transferido para o hospital psiquiátrico, em Rodez, acaba conhecendo o Dr. Ferdière, médico-responsável do manicômio, com quem troca correspondência. Entre eles, uma relação se estabelece, o médico incentiva Artaud a continuar com sua verve literária, mas, ao mesmo tempo, acaba submetendo o poeta a uma série de tratamentos de eletrochoque, o que prejudica sua mente e seu corpo. Artaud é conhecido por livros, como o “Teatro e seu Duplo” (Le Théâtre et son Double), considerado um dos livros mais influentes do teatro.