Gustavo Fridman

Gustavo Fridman, 1989, é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formado em Jornalismo pela PUCRS. Sócio Proprietário e Diretor de Marketing da empresa Origems Brazil. Aluno, desde 2014, da Oficina de Escrita Criativa ministrada pelo Escritor Charles Kiefer. Admirador da literatura como ferramenta de transformação. Crítico de verdades absolutas. Escritor que busca expressar um misto de histórias e ideias em seus textos. Ser humano hiperativo. Indivíduo inquieto. Assina suas obras como Gustavo Fridman. O nome completo conta, ainda, com Schwetz.

  • #SemFiltro

    Gustavo Fridman gosta de anjos, gosta de escrever sobre anjos, como um escritor judeu nova-iorquino de que gosto muito, Bernard Malamud. Em sala de aula, já brinquei muitas vezes de que o Gustavo é o “Malamud do Bom Fim” ou o “Malamud da Literatura Gaúcha”

    Mas, nessa novela, Gustavo não trata de anjos, como em seus contos. Ou trata?

    Um adolescente, nerd ou não, não é um anjo?

    O herói de #Semfiltro tem 15 anos. E todas as angústias e todos os sonhos de um anjo (ou menino?) de 15 anos.

    O que se conta, em ficção, não é tão importante quanto o como se conta. Para mim, professor de Escrita Criativa e escritor, ficção tem 3 pernas, ou 3 pilares: Personagem, Linguagem e Enredo.

    Uma história simples sobre as angústias e os sonhos de um menino (ou de um anjo?), se nos traz bons personagens e boa linguagem é uma boa história. E se uma obra desse tipo conseguir cristalizar as angústias e os sonhos de uma geração pode vir a ser uma obra-prima. Sim, porque as obras não nascem obras-primas, se tornam obras-primas. Só o futuro sabe, realmente, aquilatar (e utilizo essa palavra de propósito, derivada de quilate) o valor de uma obra.

    Não quero ser profeta (o que diz antes dos outros, e na frente dos outros), mas o Gustavo escreveu uma novela infanto-juvenil que crescerá muito com o passar do tempo.

    Charles Kiefer

    Adicionar ao carrinho
    sem filtro