Cristina Bendek - Editora Moinhos

Cristina Bendek

Cristina Bendek nasceu em outubro de 1987 em San Andrés, Colômbia. Formou-se profissionalmente em Governo e Relações Internacionais, mas voltou em 2016 para sua ilha natal, para se concentrar na escrita. Trabalho que se alia ao empreendedorismo, jornalismo e crítica, com foco nas questões sociais.

Em seu trabalho de opinião, Bendek destacou o problema da fronteira entre a Nicarágua e a Colômbia, a identidade cultural da ilha e a relação do arquipélago com o Estado. Los cristales de la sal, seu primeiro romance, foi vencedor do Premio Nacional de Novela Elisa Mújica 2018, da Idartes e Laguna Libros.

  • Os cristais do sal

    O retorno a San Andrés faz com que Victoria Baruq questione sua relação com a ilha. A foto perturbadora de seus tataravós e o raro encontro com Maa Josephine, uma idosa raizal que ela conhece em frente à Primeira Igreja Batista, são alguns dos gatilhos que começam a revelar detalhes de suas origens. Seu passado não só a coloca em contato com a história desconhecida da ilha, mas também com os movimentos sociais que, entre o zouk e o calipso, celebram a identidade raizal, fazem reduções do pensamento, resistem.

    Adicionar ao carrinho