Moacir Fio é natural de Fortaleza, Ceará. Doutorando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará, pesquisa o gótico e a monstruosidade na América Latina. É cofundador do Coletivo Escambau de Arte e Cultura e atua como editor-chefe da revista Escambanáutica e editor da Entrelaces, periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Publicou os livros Pequenas Hemorragias e Roteiro Falado. Tem contos traduzidos para o inglês e o castelhano em diversas antologias e revistas.
Aranha Movediça é seu primeiro romance.
MONIQUE MALCHER é escritora, artista plástica e antropóloga nascida em Santarém, interior do Pará. Doutora interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). Vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura 2021 na categoria Contos com Flor de gume, que agora ganha nova edição pela editora Moinhos, com ilustração da capa feita pela própria autora e texto de orelha de Jarid Arraes; A escritora é a segunda do Norte a ganhar um Jabuti no eixo literatura em 65 anos de premiação. Em breve, Flor de gume também será publicado no México pela Fondo de Cultura Económica.
MARVEL MORENO nasceu em Barranquilla (Colômbia) em 1939. Ainda adolescente, sob a orientação do pai, começou a ler os grandes escritores da literatura clássica e moderna, que mais tarde exerceriam uma influência definitiva em sua escrita, incluindo Joyce, Virginia Woolf, Carson McCullers e William Faulkner. Considerada uma das mais importantes romancistas e contistas colombianas do século XX, publicou seu primeiro conto em 1969 na revista Eco e, em seguida, no caderno El Magazín, suplemento de domingo do jornal El Espectador. A partir daí, Moreno se dedicou exclusivamente à escrita. Em 1980 publicou o livro de contos Algo tan feo en la vida de una señora bien. Seu romance En diciembre llegaban las brisas foi finalista do Plaza y Janés International Literary Prize e foi traduzido para o francês e italiano. Em 1989 recebeu o prêmio italiano Grinzane-Cavour por melhor livro estrangeiro. Em 1992, publicou seu segundo livro de contos, El encuentro y otros relatos. Marvel Moreno morreu em 1995 em Paris, pouco depois de publicar o terceiro livro de contos Las fiebres del Miramar. Em 1994, a autora finalizou o romance El tiempo de las amazonas. Na época, já estava doente e o livro só foi publicado meses depois de sua morte, em 1995. Em 2025, a obra da autora chega pela primeira vez ao Brasil pela editora Moinhos.
Cearense de Cariré. É autor de diversos livros, dentre deles à cidade, vencedora do Prêmio Jabuti 2018 – categorias Poesia e livro do Ano. Em Varjota|CE, é diretor e ator do Grupo CriAr de Teatro e produtor cultural da Casa de Arte CriAr. É provocador em cursos, oficinas e palestras sobre arte, cultura, escrita, literatura, teatro e mercado editorial.
Cesar Kiraly é Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. Professor de Estética e Teoria Política no Departamento de Ciência Política da UFF. Coordenador do GT Hume da ANPOF. Editor da Revista Estudos Políticos.
Conceição Flores nasceu na ilha do Faial (Açores) e reside no Brasil desde 1981. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é Mestre em Literatura Comparada e Doutora em História da Educação pela mesma instituição. Foi professora de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Potiguar de 1999 a 2018. É autora, dentre outros, de As aventuras de Teresa Margarida da Silva e Orta em terras de Brasil e Portugal (2006); do Dicionário de escritoras portuguesas: das origens à atualidade (2009), organizado em coautoria com Constância Lima Duarte e Zenóbia Collares Moreira; do Dicionário de escritores norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade (2014); e de Sonho que sou alguém cá neste mundo – Antologia de escritoras portuguesas do séc. XV ao XIX (2024), organizada em coautoria com Constância Lima Duarte. Organizou ainda, Mulheres e Literatura: ensaios (2013) e os dois volumes de O sentido primeiro das coisas: ensaios sobre a obra de Maria Teresa Horta (2015 e 2019). Do mito ao romance: uma leitura do evangelho segundo Saramago, publicado pela editora Moinhos no âmbito da Coleção Estudos Saramaguianos é a segunda edição revista do livro editado em 2001.
Nuno Medeiros é professor no Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e docente da área de Literaturas, Artes e Culturas e do Departamento de História. É graduado em Sociologia, mestre em Sociologia Histórica e doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. É investigador integrado do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaborando ainda com o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem-se especializado no estudo sociológico e histórico do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas e digitais.
Alex Sens nasceu em 1988, em Florianópolis. É autor dos romances O frágil toque dos mutilados (Autêntica, 2015) — vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Prêmio Oceanos —, A silenciosa inclinação das águas (Autêntica, 2019) e O obsceno sono dos ciprestes (Autêntica, 2021). No conto, publicou Corações ruidosos em queda livre (Penalux, 2018). Vive em Lyon, na França.
GULBAHAR HAITIWAJI nasceu em 1966, em Ghulja, na região de Xinjiang, na China. Antes de conseguir o estatuto de refugiada política e se fixar na França com o marido e as filhas, em 2016, Gulbahar trabalhava na indústria do petróleo como engenheira. Em 2017, convocada pelo governo chinês para resolver uma questão administrativa, foi detida assim que chegou ao aeroporto. Passou os três anos seguintes em um campo de reeducação, de onde só regressou graças aos esforços da sua família e do governo francês. Esta é a sua história de sobrevivência.
Mika Andrade nasceu em Quixeramobim, em 1990. É poeta e edita o projeto literário Escritoras CE. Organizou a Antologia Erótica de Poetas Cearenses – O Olho de Lilith (2019) e é autora dos livros Devoção – poemas reunidos (2021) e Poemas Obsessivos (2021).